• Aos sonhos!

    by  • April 29, 2014 • receita • 6 Comments

    Se algum dia tive um sonho, foi o de ser bailarina. Perdia horas a ver todos os bailados que passavam durante a tarde no canal 2!
    Um pouco mais velha, já na escola primária, numa das tardes das férias escolares, a minha avó deu-me um livro. “Escolhe”, disse ela, e eu não tive dúvidas Anita no ballet. O que eu peguei naquele livro! Repetia as posições vezes sem conta, imaginava que dançava por cima das mesas da cantina do colégio para fugir da sopa de feijão, rodopiava para fazer rodar a minha saia.
    image

    Anos mais tarde tive aulas de dança, mas nunca fui bailarina. Nunca andei em pontas, nem voei de um lado ao outro de um palco. Mas sempre fui feliz a dançar.

    Lembrei-me disto tudo porque hoje é o Dia Mundial da Dança. Não que celebre todos os dias mundiais de alguma coisa, (Credo!, estava bem tramada…) mas fez-me pensar nisto dos sonhos que vamos realizando, dos desafios, das cismas que queremos ver resolvidas. Como esta que eu tinha com o ruibarbo. Li sobre ele, provei uma compota quando estive pelo sul de França há uns anos, mas queria provar cozinhado.
    No início de Abril, numa viagem pela Irlanda, a curiosidade voltava de cada vez que olhava para uma banca de legumes e frutas e via ruibarbo. Lindo, fresco, vermelhinho.
    E qual sonho que não nos sai da cabeça, não descansei enquanto não experimentei!
    image
    Ontem, quando partilhei no instagram e na página do Facebook o resultado da epopeia, percebi que faria muitas mais pessoas felizes, por isso, aqui está a receita! ;)

    Bolo de ruibarbo
    Lavar os talos de ruibarbo e separar 500g. Cortar em pedaços pequenos (cerca de 1cm) e polvilhar com 50g de açúcar. Misturar e reservar até que o açúcar se dissolva (aprox. 30min).
    Barrar e cobrir com papel vegetal uma forma com 24cm de diâmetro (ou então usar uma forma com aro amovível barrada e polvilhada). Ligar o forno a 180°.
    Bater bem 200g de açúcar com 200g de manteiga e o sumo (100ml) e raspa de uma laranja. Juntar 230g de farinha, fermento, 100g de farinha de amêndoa e 3 ovos médios. Bater bem até ficar macio. Retirar da batedeira e juntar o ruibarbo, envolvendo bem (usar o líquido também!)
    Colocar na forma, polvilhar com amêndoas laminadas e levar ao forno por 1h-1h30 (cobrir com folha de alumínio se a amêndoa começar a queimar).
    Tirar do forno e deixar arrefecer na forma por 30 min. Desenformar e deixar arrefecer numa grelha. Polvilhar com açúcar em pó.
    image

    6 Responses to Aos sonhos!

    1. May 1, 2014 at 5:00 am

      Daniela,
      Já li muito, já vi muitas receitas, mas só agora provei em bolo. Gostei muito e fiquei com vontade de experimentar mais ;D

    2. April 30, 2014 at 1:53 pm

      Olá Patricia ;)

      Está mesmo com um ótimo aspecto.
      Aqui em Inglaterra usamos muito nos crumbles, acompanhados de um bom creme inglês. Numa linha parecida, já vi o doce no fundo do crème brûlée, o que deve ficar muito bom, não provei.

      Abs,

    3. April 29, 2014 at 6:14 pm

      Cá em casa gostamos muito. Tem um sabor azedinho, que contrasta com o doce do bolo. ;)

    4. Susana Ferreira
      April 29, 2014 at 5:44 pm

      Ruibardo é algo que ainda não consegui arranjar, mas pelo qual tenho uma enorme curiosidade, tanto pelas belas receitas que por ai andam como pelo sabor que dizem ser tão diferente e especial… confirmas? É que ninguém consegue explicar a que sabe :)
      Este bolo está com um aspecto simplesmente delicioso, super húmido e “derretido”, como gosto.

      Bjinhos
      Susana

    5. April 29, 2014 at 4:43 pm

      Toca a ir para a cozinha! ;)
      Sensação de sonho cumprido!

    6. April 29, 2014 at 4:27 pm

      Olha que estou aqui a babar. Tem um aspecto delicioso!
      Isso dos sonhos tem muito que se lhe diga… devia ter a mesma idade quando recebi o meu primeiro livro da Anita. O meu era Anita na Cozinha…. ainda hoje o guardo religiosamente. Li e percorri essas mesmas folhas vezes e vezes sem conta. É tão bom sonhar e ser criança de novo :)
      Bjinhos doces!

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *