• Dezembro, 06: Bolo podre❤️

    by  • December 10, 2015 • receita

    O nome não é bonito, mas há coisas que se esquecem à velocidade da luz!, neste caso, à velocidade a que comerem a primeira garfada.
    Neste mês de Dezembro, em que tudo é amor e partilha, mais vale aproveitar o espírito do que começar com conversas “Ah e tal, só se lembram no Natal…” ou “O Natal devia ser todos os dias!”. Vou dizer-vos como faço: abasteço bem o coração e vou gastando durante o ano, controlando as saídas e entradas de afecto.

    Uma das melhores formas de partilhar amor, pelo menos para mim, é reunir amigos à mesa. Há poucas coisas que me façam mais feliz que uma boa conversa, gargalhadas e piadas parvas! Enquanto isso, uma fatia de bolo…
    image
    Ligar o forno a 180°. Bater 2 claras em castelo com 30g de açúcar. Reservar.
    Bater 100ml de azeite com 100ml de mel; juntar 2 gemas, uma de cada vez, raspa de 1/2 limão e 30g de açúcar. Polvilhar 125g de farinha integral, 1/2 colher de chá de fermento, 1/2 colher de chá de canela e 1/4 de colher de chá de cravinho. Juntar à mistura anterior, alternado com as claras. Levar ao forno em forma untada e forrada com papel vegetal até cozinhar.

    *esta receita vi no livro Festas e comeres do povo português, de Maria de Lourdes Modesto, Afonso Praça e Nuno Calvet