Fazer, fotografar, publicar: organizar ;)
by Patricia Vilela • March 4, 2013 • Dorie às sextas, receita • 0 Comments
Parte do meu dia é passado na cozinha. Experimentar receitas, alterar, arriscar. Por essa mesma razão, torna-se mais complicado acompanhar esse ritmo com publicações no site.
Resolução: organizar. A partir de hoje tentarei actualizar, pelo menos, 5x/semana.
E hoje é dia de actualização! Tenho tanta coisa para vos mostrar
Vamos começar por uma receita? De chocolate? No fim-de-semana houve receita da Dorie! Pareceu-me ideal para o bolo de aniversário do meu pai. Espreitem…
Ficaram convencidos? Vamos experimentar?
Cocoa-buttermilk birthday cake
Baking, from my home to yours, Dorie Greenspan
Para o bolo
2 chávenas de farinha de trigo
1/2 chávena de cacau em pó sem açúcar
1/2 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de sal
228g de manteiga sem sal, à temperatura ambiente
1 1/2 chávenas de açúcar
2 ovos grandes
2 gemas grandes
1 colher de chá de extracto de baunilha
1 chávena de leitelho (buttermilk)
114g de chocolate amargo, derretido, arrefecido (opcional)
Para o creme de manteiga e Chocolate-Malte:
170g de chocolate meio amargo picado grosseiramente
1/3 chávena (prensada) de açúcar mascavado claro
1/4 chávena de leite em pó maltado
1 colher de sopa de cacau em pó sem açúcar
1/4 chávena de água fervente
228g de manteiga, sem sal, à temperatura ambiente
1 Pitada de sal
3/4 colher de chá de extracto de baunilha
2 1/4 chávenas de açúcar em pó, peneirado
Pré-aquecer o forno a 180º.
Barrar 2 formas redondas de 23cm e polvilhar com farinha. Cobrir o fundo com papel vegetal.
Misturar a farinha, o cacau, o fermento, o bicarbonato e o sal.
Numa batedeira, de preferência equipada com uma pá, bater a manteiga em velocidade média até ficar macia e cremosa. Adicionar o açúcar e bater durante 2 minutos, até que esteja completamente misturado.
Em seguida os ovos, um a um, depois as gemas, uma a uma, batendo entre cada adição. Juntar a baunilha, reduzir a velocidade e adicionar os ingredientes secos em 3 porções e o leitelho em 2 (começar e terminar com os ingredientes secos). Acrescentar o chocolate derretido com uma espátula de borracha. Dividir a massa pelas 2 formas.
Levar ao forno por 26 a 30 minutos, ou até que os bolos se comecem a afastar dos lados das formas. Transferir para uma grelha e deixar arrefecer por 5 minutos antes de desenformar. Inverter e arrefecer à temperatura ambiente. (como as camadas são arrefecidas, podem ser embrulhadas hermeticamente e deixadas à temperatura ambiente durante a noite ou mantidos congelados por até 2 meses.)
Para o creme de manteiga
Derreter o chocolate com metade do açúcar mascavado em banho-maria. Retirar do lume.
Misturar o pó de malte e o cacau numa tigela pequena e acrescentar 3 colheres de sopa de água fervente, mexendo até ficar homogéneo. Acrescentar o chocolate derretido, gradualmente, mexendo até ficar liso e brilhante.
Na batedeira, de preferência com a pá, bater a manteiga em velocidade média até ficar macia e fofa, cerca de 2 minutos. Adicionar o açúcar mascavado restante e bater por 2 a 3 minutos. Juntar o extracto de baunilha, o sal e reduzir a velocidade. Ainda em velocidade baixa, adicionar o açúcar em pó aos poucos. Aumentar a velocidade para média e bater por alguns minutos. Diminuir a velocidade e adicionar a água fervente restante. Aumentar a velocidade por uns segundos.
O creme deve estar leve, macio, mas espesso o suficiente para usar de imediato. Caso isso não aconteça, bater mais um pouco.
Rechear e cobrir o bolo!
Levar ao frigorífico pelo menos 1 hora (ou até um dia, se for mais conveniente) para a cobertura “prender”. Servir à tempertura ambiente.
n.b.: Achei a cobertura doce demais para o meu paladar, que prefere um sabor a chocolate mais amargo. Contudo, é extremamente cremosa.