• Quase-receita: bolo de chocolate❤️

    by  • October 28, 2015 • receita

    image
    A receita deste bolo de chocolate está num caderno que começou a ser escrito em 1995, em Sinagoga, no Algarve. Quando só íamos à praia de manhã, depois do almoço todos dormiam, menos eu. Não havia facebook, nem instagram, nem internet (pelo menos, para mim!), nem telemóvel, que só o tive anos mais tarde por obrigação. Passava as tardes a ler e a escrever num pátio virado para um laranjal.
    image
    Numa das tardes, descobri uma pilha de revistas teleculinária. Tantas, tantas!, mil e uma receitas que não conhecia, que queria experimentar. Fui marcando todas as páginas num papel e, numa das passagens por Tavira, comprei uma resma de folhas A5 para começar a copiar todas as receitas.
    Este é o bolo de chocolate que todos têm por casa: simples, cheio de recordações, perfeito para acompanhar uma chávena de chá ou de café e dois dedos de conversa.
    image
    Faz-se assim: primeiro o forno, a 190°; depois, 2 chávenas de farinha,1 colher de sobremesa de fermento e 125g de chocolate em pó peneirados. Noutra taça, bater bem 5 ovos com 1 chávena de açúcar (a receita original aconselha 2 chávenas de açúcar, mas fiz com uma e já achei doce); bate, bate, bate, diminuir a velocidade da batedeira e acrescentar a farinha e o chocolate. Bate, bate, 1/2 chávena de azeite (na receita original, usa-se óleo), bate, bate, 1 chávena de água a ferver. Bate, bate, bate, e depois é só levar ao forno a 170°(a massa fica bem líquida) em forma untada com manteiga e polvilhado com farinha, ou forrada com papel vegetal. Normalmente fazia numa forma de chaminé, tamanho 26, mas desta vez fiz numa de bolo inglês bem grande. Tão bom! ❤️
    image