• Quase-receita: Sopa de bróculos e c&a!

    by  • February 2, 2016 • receita

    Em Fevereiro vão ser publicadas 2 receitas todas as terças-feiras, sempre de sopas e sandes FORKING AMAZING! e digo isto com toda a certeza, porque passei parte do dia a cozinhar e a fotografar para não falhar! Com dois miúdos-malabaristas-trepadores-de-tendas-de-circo, só assim…agendando!
    Eu sei que há pessoas que adoram sopa todo o ano (sim, Joana Deusdado…estou a falar de ti!), mas para mim sopa é sinónimo de dias frios. “Ah, mas no Verão podes comer sopas frias…”. É verdade, mas poucas são as que me fazem revirar os olhinhos. Ainda por cima, só faço sopa para, no máximo, dois dias, o que ajuda imenso na gestão das mil e uma coisas que tenho de fazer…(não gosto muito de sopa aquecida…).
    Começamos Fevereiro devagar, porque para a semana já é Carnaval e o corpo pede descanso, com uma sopa e uma sandes que têm lugar cativo cá em casa, sobretudo pela sua simplicidade.
    image
    Sopa de bróculos e c&a
    Podemos fazer só isto: comprar os bróculos, lavar, partir e levar ao lume cobertos com água. Deixar cozinhar até que estejam cozidos e parte da água tenha desaparecido. Passar com a varinha mágica, acertar a água, temperar com sal (se usarem) e com um fio de azeite. Pumba!, um creme delicioso! Se quisermos ainda mais sabor, aquecemos um fio de azeite e deixamos uma cebola média dourar. Acrescentamos os bróculos, saltear!, saltear!, água até cobrir, algumas folhas de alface e deixar cozinhar. Tão bom!, tão, tão bom! Volta e meia, para ter um tcharãn!, acrescento queijo. Desta vez usei roquefort. Veio à mesa acompanhada de uma sandes de fatias de pêra salteadas num fio de azeite e mel, rúcula, fatias finas de presunto, tudo abraçadinho por queijo-creme batido com funcho (usei da Arboreto). O pão, de cereais e aquecido, faz toda a diferença.